Autorretratos

selfie lama
Autorretratos com lama
A série Autorretratos nos leva a repensar o conceito de selfie (autorretrato feito com aparelho celular). Utilizando os recursos da natureza como adereço, proponho uma reflexão sobre a imagem que compartilhamos ao nos retratar.

Rosa Bernardes

Autorretrato com lamasérie Autorretratos.
Série de autorretratos feitos com aparelho celular e matérias orgânicas coletadas na Mata Atlântica.


Retrato é a representação artística de uma pessoa. Antes da fotografia, só eram acessíveis à elite por meio da pintura, e podiam ser encomendadas a artistas. Com o advento da fotografia, os retratos tornaram-se acessíveis a todos e os pintores, distanciados de seu público consumidor, começaram então a pintar imagens de si mesmos, popularizando os autorretratos artísticos.

Com a chegada dos smartphones e das redes sociais, surgiram os selfies, quando mostramos nossa imagem em todo tipo de situações para comunicar sobre nossa identidade como indivíduos. Este fenômeno possui várias motivações, mas também se refere à necessidade de afirmação de nós mesmos.

A série Autorretratos nos leva a repensar o conceito de selfie (autorretrato feito com aparelho celular), onde na maioria das vezes uma estética idealizada da beleza e o culto a realização material acabam por nos distanciar de nós mesmos, criando uma imagem que é uma alegoria. Utilizando os recursos da natureza como adereço, proponho nessa série uma reflexão sobre a imagem que compartilhamos ao nos retratar.

Comentários

MAIS